Eleição para dirigentes escolares municipais acontece hoje em Jacobina

53

Preconizando a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases – LDB), da Educação Nacional, iniciou na manhã desta quarta-feira, 9, a votação para dirigentes das escolas municipais de Jacobina, respeitando a obrigatoriedade da gestão democrática no ambiente escolar. Em cada unidade estão disponíveis três urnas que se dividem em votos de servidores, alunos e pais ou responsáveis. Os vencedores irão gerir as escolas entre os anos 2020 e 2022.

A Lei municipal 1.210 de dezembro de 2013, assim como uma instrução normativa de 29 de julho de 2019, dispõem sobre os critérios de procedimento do processo seletivo interno a ser realizado pelas escolas, e para que isso seja cumprido, existe uma comissão eleitoral nas unidades e uma comissão central, para conduzir todo esse processo.

De acordo com o secretário municipal da Educação e Cultura Roberval Henrique, a Semec irá fazer uma capacitação com os novos dirigentes, tão logo sejam homologados os resultados. “É preciso saber liderar, ser capaz de apoiar, acompanhar os processos de ensino e aprendizagem e gerir com eficiência os recursos humanos e financeiros disponíveis, e para isso, atendendo uma recomendação expressa do nosso prefeito Luciano Pinheiro, estamos acompanhando de perto a gestão dos novos dirigentes, dando suporte para que eles possam desenvolver as suas atividades escolares e, assim, buscarem a qualidade que nós jacobinenses almejamos ter na educação” contou acrescentando que deseja que os novos dirigentes possam executar os seus planos de trabalho apresentados. “Estarei atento para cobrar exatamente a aplicabilidade daquilo que foi proposto pelos candidatos, nessa nossa busca pela qualidade no ensino do município de Jacobina” afirmou.

34 educandários participam do processo, sendo 30 deles com chapa única. As unidades do Comuja, Elvira Pires, Almir Lopes e Nemésio Lima apresentaram dois grupos. Nas escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino, a votação se encerra às 17h, para o turno noturno, as urnas serão fechadas às 20h30. O resultado das eleições será divulgado à comunidade no dia 16 de outubro.

Igor Fagner – Jacobina Notícias